No último dia 15.08 de 2024 a Broto Incubadora de Biotecnologia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), celebrou uma década de contribuições para o ecossistema de inovação da UESC e da região. Constituída oficialmente por intermédio do convênio bi-institucional entre a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e a UESC, publicado no Diário Oficial do Estado em 27 de junho de 2014, a incubadora tem se consolidado como um importante ambiente de inovação e empreendedorismo.
Desde a sua institucionalização, a Broto tem se tornado um espaço para o desenvolvimento de ideias inovadoras e de formação de empreendedores com negócios na área de Biotecnologia. Entre as primeiras incubadas, destacam-se o Parque Tecnológico e Científico do Sul da Bahia, o Centro de Inovação do Cacau e a Empresa Síntese, que hoje são referências em suas áreas de atuação.
O evento contou com a presença de representações da SETRE (Secretaria de Trabalho, Renda, Emprego e Esporte), Sr Wenceslau Jr., da SECTI (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação), Sr. Georgheton Nogueira, do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Sra Claudiana Figueiredo, do CEPEDI (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica), Sr. Alfredo de Souza, do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia e Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), representados pelo Prof Dr. Gesil Sampaio. O momento também contou com presença da primeira coordenadora da Broto, Profa Ana Paula Uetanabaro do DCB (Departamento de Ciências Biológicas) da UESC, atualmente é Diretora de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e representou a Fundação, além de ser uma das homenageadas, no evento, com o título de Coordenadora de Honra da Broto.
O Sr. Wenceslau Júnior, Superintendente do CESOL (Centro Público de Economia Solidária) vinculado à SETRE, destacou a importância da Fábrica de Chocolate Chocosol para a agricultura familiar da região e da relevância da incubação da Cooperativa pela Broto. A cooperativa incubada é ligada a Fábrica e atende a mais de 300 famílias no território. O Superintendente exaltou o fortalecimento da rede de geração de trabalho e renda para o pequeno produtor de cacau.
A Profa Maria Josefina, atual coordenadora, também homenageada como Coordenadora de Honra, sublinhou, juntamente, com o Reitor, Prof. Alessandro, que a importância da incubadora vai além do suporte inicial aos empreendimentos. Ela tem se mostrado vital para a construção de uma ponte entre o conhecimento acadêmico e o setor produtivo privado regional. Ao longo desses 10 anos, a incubadora tem fomentado a inovação, impulsionando o empreendedorismo e contribuindo para o fortalecimento do ecossistema de inovação do Sul da Bahia.
A trajetória da Incubadora Broto de Biotecnologia é também marcada por parcerias colaborativas técnicas de grande relevância. Instituições como a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) têm sido parceiros estratégicos, ampliando o alcance e a eficácia das ações desenvolvidas, externamente, tem estabelecido uma rede de colaboração que integra diversos desses atores do ecossistema de inovação, criando um ambiente favorável ao surgimento de novas ideias e ao crescimento sustentável de empreendimentos.
O evento foi marcado por uma Roda de conversa de Mulheres, intitulada: “Mulheres empreendedoras na Ciência, na Tecnologia e na Inovação: oportunidades e desafios. A Profa Maria Josefina mediou a conversa com Profa Sônia Fonseca (co-coordenadora da Broto), Sra Claudiana Figueiredo (SEBRAE) e Profa Dra Ana Paula Uetanabaro (FAPESB)
Durante a Roda de Conversa ocorreu o importante lançamento da Rede de incubadoras e aceleradoras da Bahia, que iniciará suas ações mapeando os agentes de inovação de aceleração e incubação de negócios da região capitaneados pela Broto e pelo Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia, localizados na UESC.
Após a Roda de Conversa, Prof. Dr. Thiago Cavalcante, da Universidade Federal de Goiás, egresso da UESC e dos fundadores da Broto/UESC, destacou seu prêmio recebido pela Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação como o mais jovem e influente economista da inovação do país, pelos meus trabalhos na área de incubação no Brasil, Colômbia, Chile e Bolívia e o dedicou a Broto e a UESC responsáveis por parte de sua formação.
Ao longo de uma década, a Incubadora Broto de Biotecnologia da UESC consolidou-se como um símbolo de inovação e desenvolvimento. Com um olhar voltado para o futuro, a incubadora continua a sua missão de transformar ideias em negócios, contribuindo para o progresso tecnológico e econômico do Sul da Bahia. Este é um marco histórico que reflete o compromisso da UESC com a inovação e o empreendedorismo, celebrando uma trajetória de sucesso e perspectivas promissoras para os próximos anos.
Atualmente a Incubadora Broto de Biotecnologia é coordenada pelas Professoras Dra Maria Josefina Vervloet Fontes e Dra Josefa Sônia Pereira da Fonseca.