1. O que é uma incubadora de empresas?
Segundo a Anprotec, Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, uma “incubadora é uma entidade que tem por objetivo oferecer suporte a empreendedores para que eles possam desenvolver ideias inovadoras e transformá-las em empreendimentos de sucesso.” A BROTO (UESC/UEFS), é uma incubadora de empresas voltadas para a biotecnologia e seu objetivo é apoiar o estabelecimento, desenvolvimento e consolidação de empresas e seus projetos inovadores, além de agilizar e favorecer a transferência de resultados de pesquisas desenvolvidas na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) para atividades produtivas.
2. Qual é o público alvo da Broto Incubadora de Biotecnologia?
Estudantes, pesquisadores, empreendedores e empresas que se proponham a desenvolver tecnologias inovadoras ou que visem agregar valor a seus produtos, serviços e/ ou processos por meio de inovações tecnológicas com foco específico em Biotecnologia
3. Apenas pessoas com vínculo com a UESC ou UEFS podem se candidatar a uma vaga?
Não. Qualquer pessoa que se enquadre nos termos do edital pode apresentar um projeto.
4. Quem não tem ainda empresa formada ou um plano de negócios, pode se candidatar a uma vaga na Incubadora?
Sim. Para os empreendedores que necessitam desenvolver melhor o produto/ideia para iniciar a empresa, a BROTO oferece um programa especial, chamado de PRÉ-INCUBAÇÃO. O Programa de Pré-Incubação é voltado para empreendedores que precisam de suporte e orientação para transformar suas ideias/produtos em um negócio. Com duração de seis meses, ele é pautado em três principais pilares: (1) desenvolvimento do negócio, (2) formação empreendedora e (3) networking
5. Como é o processo de seleção da Broto Incubadora de Biotecnologia?
O processo de entrada de um projeto ou empresa na BROTO é feito através de edital público de fluxo contínuo, ou seja, a inscrição pode ser feita a qualquer momento. A primeira etapa consiste no envio da documentação exigida pelo edital, pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 e no preenchimento dos dados do projeto do negócio no site da Incubadora, posteriormente, as propostas são enviadas a avaliadores técnicos e avaliação da Coordenação da BROTO. Por fim, os candidatos fazem uma apresentação oral a Banca Avaliadora. Ambas as etapas são eliminatórias. Todas as informações sobre o processo seletivo e os modelos de proposta a serem encaminhados podem ser acessados em nosso site, no link Edital (http://broto.uesc.br/edital/).
6. Quanto tempo uma empresa pode residir na Incubadora?
A participação no Programa de Pré Incubação tem duração de até 12 meses e o Programa de Incubação tem duração de até 60 meses.
7. Quais são os benefícios de tornar-se uma empresa incubada?
Uma empresa incubada pode se beneficiar de todo o suporte oferecido pela BROTO, que pode incluir, entre outros benefícios, a concessão de uso de uma sala, laboratórios, orientação em diversos aspectos relativos ao empreendedorismo e a promoção de contato entre empreendedores e potenciais investidores.
8. Uma empresa incubada tem isenção ou benefícios tributários?
Não. Uma empresa incubada deve pagar todos os tributos devidos por uma empresa não apoiada por uma Incubadora.
9. Existe algum custo para a pré-incubação e incubação?
Sim. Existe uma taxa de inscrição para o envio de proposta e uma taxa mensal de contribuição a título de participação nos Programas de Incubação e Pré-incubação. Para saber estes valores, consulte o edital ou entre em contato com a Incubadora (brotobiotec@uesc.br).
10. Quais as vantagens em ser uma empresa incubada?
Ter um projeto incubado significa ter um negócio com grande potencial de sucesso, que se desenvolve num ambiente propício para que se estabeleça fortalecido no mercado. Segundo dados da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), 93% das empresas que passam pelo processo de Incubação obtém sucesso no mercado. Além da infraestrutura oferecida, a própria concepção do sistema de incubação propicia o intercâmbio de ideias e tecnologias entre empresários incubados, que aprendem a importância de compartilhar o mesmo espaço, realizar parcerias e cultivar relacionamentos interpessoais de forma efetiva.
11. O que é uma empresa graduada?
É a empresa que já passou pelas fases de pré-incubação e incubação e está pronta para enfrentar a realidade de mercado contando com seus próprios recursos.