Empresas Graduadas

 

Síntese Biotecnologia

sintese-biotecnologia

A empresa Síntese Biotecnologia perfaz a história de criação da Broto na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), por meio da figura da representante e idealizadora da Síntese, a Sra Soraya Rosely, na qual, passou pela fase de incubação até a sua graduação com o suporte da incubadora para seu desenvolvimento e respectiva autonomia no mercado. 

Atualmente, a empresa é especializada em oferecer produtos e soluções para a pesquisa em biotecnologia e atua em todo o território nacional. Essa conta com parceiros reconhecidos globalmente, como: IDT – Integrated DNA Technologies (parceiro exclusivo), Bio-Rad (parceiro exclusivo) e USA Scientific.

Vale ressaltar também que, em 2021, a Síntese Biotecnologia assinou um acordo de participação de mercado conjunto com a Euformatics, para liderar a expansão da líder mundial finlandesa no mercado NGS latino-americano. Para demais informações sobre a Síntese Biotecnologia, acesse o site através do link abaixo.

 

Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia

pctsb-logo

O Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia firmou convênio para o processo de incubação residente com a Broto Incubadora de Biotecnologia e em conjunto a Mantenedora UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz no ano de 2016, sendo a primeira incubada e graduada da Broto no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz. 

A Broto colaborou com processo de implementação do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia, com o suporte na incubação ao desenvolvimento do negócio, e colaborando no processo de implantação do espaço físico dentro da própria UESC, tornando-se assim residente e instalado no Prédio IPAF – Instituto de Pesquisa e Análises Físico-Químicas. 

Atualmente, o Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia – PCTSB é graduada da Broto Incubadora de Biotecnologia e consta com grandes parceiros, com destaque para: Instituto Arapyaú, ABAF – Associação Baiana das Empresas de Base Florestal, CEPEDI – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletro-eletrônica de Ilhéus, WorldWatch Institute, AMURC e SINEC – Sindicato das Indústrias de aparelhos elétricos, eletrônicos, computadores, informática e similares dos municípios de Ilhéus e Itabuna, no estado da Bahia. 

Além disso, conta com a parceria das instituições públicas de pesquisa e/ou ensino da região: Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB, Instituto Federal Baiano – IFBaiano, Instituto Federal da Bahia _IFBA e da  CEPLAC – Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira. 

Vale ressaltar que o PCTSB é referência em no desenvolvimento de conhecimento voltado para pesquisa e tecnologia, na qual, em 2020, o PCTSB e a Embrapa Territorial firmaram um acordo para ampliar o uso da tecnologia em desenvolvimento no projeto “Inclusão Geodigital e Gestão Territorial de Unidades de Produção de Base Familiar (IGGTS)”. 

Salientamos que entre as suas iniciativas, o PCTSB conta com o CIC – Centro de Inovação do Cacau, que atua em pesquisa e inovação no segmento de cacau e chocolate de qualidade, oferecendo suporte em diversos aspectos para a melhoria das amêndoas de cacau produzida na região Sul da Bahia e incentivando o processo de padronização para que produtores interessados se adequem ao registro de Indicação Geográfica de Amêndoas de Cacau do sul da Bahia. Para demais informações sobre o Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia – PCTSB, acesse o site através do link abaixo.